quinta-feira, 24 de março de 2011

Shopping em Curitiba é palco de protestos contra abuso de seguranças

A administração do Shopping Curitiba foi pega de surpresa neste sábado, dia 19, quando aproximadamente 30 adolescentes e jovens fizeram uma manifestação em frente ao estabelecimento e andaram de mãos dadas pelos corredores do centro comercial. Os jovens, da Ong Aliança Paranaense LGBT, promoveram um beijaço na frente do estabelecimento para se queixar de seguranças e funcionários de lojas que teriam proibido que os gays e lésbicas andem de mãos dadas ou troquem beijos. A censura vem acontecendo em diversos pontos da cidade e o ato era simbólico ao preconceito enfrentado de forma geral e não apenas no shopping onde foi marcada a manifestação.

Apesar do frio, 10 casais de gays e lésbicas trocaram beijos nas escadarias de acesso ao shopping, em frente à Praça Oswaldo Cruz. Cartazes e bandeiras do arco-íris chamavam a atenção de quem passava ao pequeno grupo. Segundo o gerente de operacional do Shopping Curitiba, Rubens Silvestre, o shopping desconhece qualquer reclamação de ação indesejada por parte dos seguranças e deixa claro que o estabelecimento instrui os funcionários a não discriminarem o público gay. Silvestre acompanhou a manifestação que foi pacífica e instruiu ainda os participantes a denunciarem qualquer irregularidade cometida por seguranças para o Serviço de Atendimento ao Consumidor do Shopping, para que as medidas cabíveis sejam tomadas.


Um casal de meninas adolescentes denunciou no evento que foram abordadas por um funcionário nas Livrarias Curitiba do mesmo Shopping, onde foram solicitadas a não andar de mãos dadas. Segundo elas, um funcionário as abordou e disse que “esse comportamento não é admitido dentro da loja”. As duas também não haviam registrado  queixa da atitude do vendedor e prometeram fazer a reclamação ao shopping, que dispõe de câmeras de segurança para averiguar qualquer problema que ocorrer dentro das instalações.

Fontes:
Nipo Germânica

Lado A

Nenhum comentário:

Postar um comentário