segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Transformando o Paraná para Pessoas Trans



(por Dorothy Lavigne)

"Por favor não nos mate!" O grito ecoou em plena luz do dia na Praça Rui Barbosa, bem no centro de Curitiba. Era dia 17 de setembro de 2010. Não, ninguem estava sendo agredido. Não naquela hora. Felizmente era só uma simulação feita pelas meninas do Transgrupo Marcela Prado, querendo mostrar aos transeuntes a violência á qual são submetidas todos os dias travestis e transexuais em nosso país.

Tratava-se de uma das muitas atividades que antecederam a Parada da Diversidade, o Transformando o Paraná, dividido em 2 eventos diferentes, que vou relatar abaixo:

Poderia ter sido uma foto para ganhar prémio, se a as possibilidades técnicas assim o permitisse. De um lado da praça uma barraca onde estavam reunidos os organizadores do evento. Do outro, vários homens e algumas mulheres olhando de soslaio sem entender muito bem do que se tratava. Tipica cena curitibana. Era assim que se via a praça quando cheguei lá pelas 11:00 no local do evento. Servia muito bem para ilustrar a estranheza que as pessoas sentem em relação ao tema que estava sendo apresentado dentro da barraca.

Porém, aos poucos o clima foi esquentando e as pessoas foram perdendo a timidez. Por volta do meio-dia muita gente já havia se aproximado e entrado na barraca, homens ,mulheres, jovens, idosos, crianças, famílias.

Uma moça simpática recebia carinhosamente os visitantes, explicando o teor da exposição. Do lado direito se via fotos de pessoas barbaramente assassinadas, seus membros mutilados, muito sangue. "Este lado é o inferno. Vejam o que nossa sociedade faz com as travestis", explicava. Do outro lado, apontava, "É o Céu", então se via fotos de desfiles de beleza e cenas de pessoas felizes e realizadas.

Neste clima desenrolou-se a Tenda Transformando o Paraná, que, creio, conseguiu levar informação, conscientização e senbilização a um grande numero de pessoas. Pelas informações que me chegaram mais de 50 pessoas estiveram presentes.





No dia seguinte:

Como se não bastasse a verdadeira lição de cidadania dia dia anterior houve na noite anterior a Parada, o Transgrupo Marcela Prado organizara uma "Reunião estratégica com Lideranças Trans do estado do PR e Gestores Municipal, Estadual e Federal. Envolvendo a Saúde Direitos Humanos e Educação."

Assim, durante tarde e noite do dia 18, estiveram presentes no Hotel Caravelle, muitas "trans" que tiveram a oportunidade de fazer uma debate com gestores da área de educação e saúde. Para o evento, arrumaram-se as cadeiras do Salão Milano em forma de círculo e optou-se por fazer um bate-papo entre os participantes. Escolha acertadíssima, aliás, pois criou um clima bastante intimista e aconchegante, o que facilitou um momento raro de interação.

O debate passou por vários temas pontuais em relação as bandeiras do movimento "trans", como a questão do nome social pelas instituições publicas, questões específicas na área da Saúde. Um dos convidados lamentou a Segurança Publica não ter colaborado com o debate, enviando algum representante. Por fim, fez-se uma lista de reivindicações a serem encaminhadas aos gestores publico, sendo as mais recorrentes, as ligadas a geração de emprego e renda, educação e segurança.

Seguem abaixo algumas fotos retiradas durante os evento do dia 17 e 18:



Nenhum comentário:

Postar um comentário