A Plenária Estadual da Comissão Paranaense Pró-Conferência Nacional de Comunicação (CPC-PR), realizada neste sábado, 11 de setembro, em Curitiba, se converteu no lançamento da Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão. A nova configuração do conjunto de 28 entidades que ajudou a promover no âmbito estadual a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, servirá para que se busque a concretização de 17 propostas prioritárias entre as mais de 600 aprovadas na Confecom no final do ano passado e definidas durante a plenária estadual.
Entre os temas mais urgentes, eleitos pela frente, estão a divisão a criação do Conselhos de Comunicação Estadual e Municipais para definir políticas públicas na área, o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) já sinalizado pelo governo federal e a regulamentação dos artigos da Constituição Federal que tratam da comunicação. Para pôr em funcionamento a frente, que segue experiência análoga à de São Paulo, estão sendo estruturados núcleos regionais (Curitiba, Ponta Grossa, Londrina e Foz do Iguaçu), operativos (secretaria, planejamento, finanças, mobilização) e grupos de trabalho por tema (regulamentação da internet e marco legal de comunicação), sob articulação de um grupo coordenador estadual.
Adesões – Candidatos nas eleições de 3 de outubro participaram do ato de assinatura da “Plataforma do Direito à Comunicação”, com a qual os postulantes aos cargos no Executivo e Legislativo se comprometem a lutar pelas diretrizes aprovadas na Confecom. Os candidatos que desejarem assumir compromisso com a plataforma deverão enviar o texto (disponível em http://proconferenciaparana.com.br) assinado até sexta feira, dia 17 de setembro para a sede do Sindijor (a/c Aniela Almeida: Rua José Loureiro, 211 – Centro Curitiba).
Fonte: Sindijor PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário