quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Release; Campanha 24 horas de combate à homofobia


A Campanha 24h de Combate à Homofobia é um movimento virtual que nasceu incentivado pelos avanços nas legislações da Argentina e Uruguai e pelos recentes casos de homofobias, que fazem do Brasil o campeão do mundo em crimes de homofóbicos.

A Campanha tem como objetivo chamar atenção para a tomada de consciência a respeito das ações que estão sendo realizadas ou não, em relação aos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) no Congresso Nacional. Tem como objetivo também, mobilizar segmentos, organizações e a população em geral para que pautem o assunto em suas casas, locais de trabalho e demais espaços de convivência – dos bares às igrejas ‐ multiplicando informações sobre a temática, de forma que a sociedade se sensibilize pela promoção da equidade de direitos e da cidadania LGBT, assim como por uma atuação política mais concreta no combate às homofobias.
A idéia da Campanha é que, durante 24 horas, do dia 18 para o dia 19 de setembro de 2010, as pessoas doem seu tempo para a realização de ações que incentivem outras pessoas, multipliquem informações e sensibilizem a sociedade em relação ao tema.

Através do site www.24horasdecombateahomofobia.com.br, a Campanha sugere algumas dicas para que estas pessoas possam atuar em suas cidades.

Uma das sugestões da campanha é instigar que as eleitoras e eleitores realizem uma pesquisa sobre as candidatas e os candidatos de seu município, buscando se informar sobre quem defende, de forma comprometida e declarada, a cidadania LGBT. Outras ações possíveis são a organização de palestras em seus locais de trabalho e manifestações em lugares públicos, etc.
Em Brasília, no dia 18 de setembro, na FUNARTE, será realizada uma manifestação cultural e política que marcará o lançamento oficial da Campanha, com manifestações culturais diversas e bate‐papo com representantes do governo, de organismos internacionais, da sociedade civil e candidatos.

O evento contará com a participação de Angélica Ivo e Marco José Duarte, mãe e primo do jovem Alexandre Ivo, que recentemente se tornou mais uma vítima dos crimes de ódio, motivado pela homofobia, ao ser espancado e morto em São Gonçalo, RJ. Contará também com a presença da atriz Liliana Castro, a “Filomena”, da novela “Ribeirão do Tempo” e do ator global Gilvan Oliveira, “Madrugadinha”, de Tempos Modernos, além de artistas de Brasília.
As apresentações musicais ficarão a cargo das bandas Hotel Onda, Watson e Sacassaia. Os debates,que serão disponibilizados em tempo real, através do site www.24horasecombateahomofobia.com.br, terão como temas: “Homofobias: Direitos Humanos e Políticas Públicas”, “Homofobias em suas Especificidades” e “Propostas de governo voltadas para a Cidadania LGBT” (veja anexa programação completa).

Já aderiram ao movimento os grupos do estado do Pará: COR ‐ Cidadania, Orgulho e Respeito,Instituto Elos e Associação de Lésbicas do Estado do Pará, que estão organizando um dia de atividades ligadas à Campanha. Os debates também serão disponibilizados em tempo real no site da Campanha.

Serviço:
Lançamento oficial da Campanha 24h de Combate à Homofobia. Dia 18 de setembro, na FUNARTE. Das 13h–19h.

Informações: (61) 9908‐0792/8211‐8742/9103‐7807/8119‐0303 ou através do site
www.24horasdecombateahomofobia.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário