sábado, 4 de setembro de 2010

Paraná realiza I Encontro Estadual de Educação LGBT

Por Annelize Tozetto



Há algum tempo, a questão de gênero e diversidade sexual tornou-se mais visível nas escolas. E é exatamente por isso que nos próximos dias 20 e 24 de setembro a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), através do Departamento da Diversidade- Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual, promove o I Encontro Estadual de Educação LGBT. O local escolhido foi o Centro de Formação Continuada de Faxinal do Céu, município de Pinhão.


O objetivo desse evento é discutir sobre a política pública educacional de Gênero e Diversidade Sexual relacionada à Rede Pública Estadual de Educação. Segundo a SEED, essa é mais uma ação do Departamento de Diversidade da própria Secretaria dialogada com o movimento LGBT para o enfrentamento do preconceito da discriminação das escolas. Durante os quatro dias de encontro, os profissionais vão falar sobre formação continuada, lideranças políticas e também sobre o papel de gestores estaduais e municipais na promoção dos direitos LGBT.


A responsável pela ação, Dayana Brunetto, conta que essa iniciativa, a princípio, é voltada apenas para o ensino publico estadual. Escolas municipais seguem o que determina o município, enquanto os particulares têm diretrizes próprias. “O que podemos fazer, por ora, é contribuir e conversar sobre essa questão de gênero dentro das escolas particulares”, diz.

As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas aos profissionais de educação do estado do Paraná, como professores, pedagogos e diretores. Esses podem se inscrever no Núcleo de Educação da sua região (o Estado conta com 32 no total). Além desses, a organização convidará mais alguns representantes do movimento LGBT, algumas instituições de Ensino Superior e também Gestores Estaduais e Federais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário