quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Pra começar: UFPR Fora do Armário

Amanhã, dia 19 de agosto, começam oficialmene os eventos pré-Parada da Diversidade LGBT de Curitiba.

É um aquecimento, por assim dizer, político e social, de debate, interação e integração de gente que está super a fim de entender as peculiaridades da nossa população homo, bi e transexual. Mas não características biológicas, e sim aquelas de ordem jurídica e mesmo social, que tem a função de tirar os LGBT do limbo, de fazê-lo aparecer e ser uma cidadã ou cidadão de direito garantido.

Pra começar, a I UFPR Fora do Armário entra na univerdade e chama os acadêmicos pra pensar quem é realmente essa população LGBT! Entre quinta-feira, 19, e sexta, 20, o que vai ser ver e ouvir no Salão Nobre da UFPR, no campus Santos Andrade, são reflexões sobre o movimento da diversidade sexual, o uso de nome social pelas trans e travestis e o assunto que mais ferve a mídia hoje: união estável civil entre pessoas do mesmo sexo.

Além disso, a mesa de debate vai abordar uma problemática que há tempos estrapolou os limites da escola e seguiu o caminho da universidade: o bullying. A questão central aqui é como prevenir e como garantir uma cultura de paz pra todo mundo, seja dentro ou fora da faculdade.

Confira a programação do I UFPR Fora do Armário e, claro, participe!

Dia 19
Das 9h30 às 12h
Mesa: LGBT - quem são?
Movimento LGBT - Histórico e definições
Travestilidade e transexualidade

Das 19h30 às 22h
Mesa: Lutas e conquistas do movimento LGBT
União estável entre casais do mesmo sexo
Nome social para pessoas travestis e transexuais
PLC 122 e Direitos Humanos

Dia 20
Das 9h30 às 12h
Mesa: Bullying: na universidade também tem?

Bullying e sua teoria
Práticas positivas de prevenção

A coordenação das mesas fica por conta do presidente da Centro Paranaense de Cidadania (CEPAC), Igor Konrath e da representante do Centro de Referência João Mascarenhas, Karlesy Stamm.

O evento terá certificação para os participantes.
Mais informações pelo telefone (41) 3222-3999.




Nenhum comentário:

Postar um comentário