quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Preconceito que mata

        Em 2009, 198 homossexuais foram mortos no Brasil, 11 a mais que em 2008 e 76 a mais do que em 2007 - um aumento de 62%. Os dados são do Grupo Gay da Bahia (GGB), fundado em 1980 e o único no país a reunir as estatísticas. Segundo o GGB, de 1980 a 2009 foram documentados 3.196 homicídios, média de 110 por ano. O número tem aumentado na última década. Antes, era um assassinato a cada três dias. Agora, acontece um a cada dois dias.
     O Brasil é o país com maior número de assassinatos. Em 2009 no México, por exemplo, foram 35. Empatado com a Bahia como estado mais homofóbico do Brasil, o Paraná registrou, segundo dados do GGB, 25 assassinatos em 2009: 15 travestis, oito gays e duas lésbicas. Os outros quatro estados mais homofóbicos são São Paulo, Pernambuco, Minas e Alagoas.
     Em meio a tantos crimes será realizada uma Audiência Pública com o tema “Assassinatos praticados contra a população LGBT”. A audiência acontecerá no dia 24 de novembro de 2010, das 14 às 17 horas no Auditório 09 da Câmara dos Deputados, em Brasília.
    Esta audiência tem a promoção da Comissão de Direitos Humanos e Minorias e da Comissão de Legislação Participativa. O evento tem como apoiadores: a Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - ABGLT) e entidades parceiras; Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde; Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids - UNAIDS.
 

Confira a programação:

14h – Abertura

- Deputada Iriny Lopes, Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias

- Deputado Paulo Pimenta, Presidente da Comissão de Legislação Participativa

- Deputado Iran Barbosa, Representante da Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT

- Minstro Paulo Vannuchi, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

- Yone Lindgren, Coordenação Política Nacional da Articulação Brasileira de Lésbicas

- Keila Simpson, Vice-Presidente da ABGLT

- Toni Reis, Presidente da ABGLT


14h30 – Aumento dos Assassinatos praticados contra a população LGBT


Antonio Sergio Spagnol, doutor em Sociologia do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP) e autor do livro “O Desejo Marginal”

Osvaldo Francisco Ribas Lobos Fernandez, coordenador da pesquisa Crimes Homofóbicos no Brasil: Panorama e Erradicação de Assassinatos e Violência Contra LGBT

Érico Nascimento, pesquisador do Núcleo de Estudos da Sexualidade da Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Luiz Mott, antropólogo, historiador, pesquisador, professor emérito do Departamento de Antropologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), fundador do Grupo Gay da Bahia e autor do livro Violação dos Direitos Humanos e Assassinatos de Homossexuais no Brasil

16h30 – debate

17h – Encerramento

Obs: Caso você necessite de um convite personalizado, para fins de dispensa do trabalho  ou para conseguir passagens e diárias para ir a Brasília, favor pedir através do e-mail gisele.villasboas@camara.gov.br. Destaca-se que não há passagens ou diárias disponíveis através da organização do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário