quarta-feira, 11 de maio de 2011

Campanhas virtuais buscam derrubar leis homofóbicas

Duas campanhas na internet estão arrecadando assinaturas contra projetos de lei homofóbicos. Uma das petições é liderada pela organização Avaaz, que busca impedir  o parlamento ugandense de votar a favor da pena de morte pela prática homossexual.

 












Segundo publicação no site, após uma manifestação global massiva em 2010  "o presidente de Uganda, Museveni, bloqueou o progresso da lei. (...) Se bloquearmos o voto por mais dois dias, até que o parlamento feche, a lei expirará".

A segunda campanha é do grupo All Out. A petição busca tornar ilegal os chamados campos de 'reeducação sexual' no estado de Terengganu, na Malásia. 66 adolescentes eram mantidos em um campo de 'reeducação' pelas autoridades de Educação  por serem afeminados. O objetivo é fazer com que os jovens não se 'tornem' homossexuais.

População de maioria muçulmana, a Malásia considera a homossexualidade um tabu. O sexo gay é crime segundo o código penal local e pode render até 20 anos de detenção. Esses 'tratamentos de reversão', como são chamados, são  aplicados em todo o mundo, principalmente por igrejas evangélicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário