domingo, 22 de maio de 2011

Pesquisa aponta que maioria dos americanos apóia união homoafetiva


Uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup comprova que a população americana está mudando de opinião quanto a união homoafetiva. Pela primeira vez, a maioria dos americanos (53%) apóia a legalização da união entre casais do mesmo sexo. A pesquisa foi realizada em maio deste ano, por meio de entrevistas telefônicas com 1.018 adultos residentes nos Estados Unidos (EUA).


A pergunta da enquete era: "você acha que o casamento entre casais homossexuais deve ou não deve ser reconhecido pela lei como válidos, fornecendo os mesmos direitos ofertados a casais heterossexuais?".A vitória das respostas afirmativas foi conquistada após 15 anos de pesquisa. A primeira enquete aconteceu em 1996 e mostrou que dois terços dos entrevistados eram contra o casamento  homossexual: apenas 27% eram a favor (mais detalhes sobre a pesquisa, confira no gráfico abaixo).




Uma possível justificativa para o aumento dos dados é a mobilização política em defesa dos direitos de homossexuais. No ano passado,  o presidente Barack Obama assinou uma lei permitindo que gays e lésbicas do exército pudessem revelar abertamente sua orientação sexual, o que contraria a antiga regra estabelecida no meio chamada de "Don't Ask, Don't Tell" (que em inglês significa, "Não Pergunte, Não Fale"). 

No entanto, a questão da legalização da união homoafetiva ainda ocorre a nível estadual. No  momento, apenas cinco estados - Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire e Vermont - e a capital americana - Washington, Distrito de Columbia - aprovaram o casamento entre homossexuais como legal . Os outros 45 estados ainda não oficializaram a união homoafetiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário