sábado, 28 de maio de 2011

Polêmica envolvendo kit anti-homofobia é justificável?



Após assistir ao material, a presidente do Brasil suspende a veiculação e Ministério da Educação pretende refazer o kit do projeto. Confira os vídeos na matéria e avalie se a declaração de Dilma Rousseff é válida ou não

   


Em 25 de maio a presidente Dilma Rousseff tomou uma decisão que chocou o público LGBT. Dilma suspendeu o kit anti-homofobia, que faz parte do projeto Escola Sem Homofobia, por afirmar que o material realiza "propaganda de opções sexuais" (para ouvir mais da declaração, confira o vídeo abaixo).


O kit iniciou há três anos com elaboração conjunta de mais de 500 pessoas de todas as regiões do país e foi conduzido por instituições de renome como Pathfinder do Brasil, ECOS (Comunicação em Sexualidade) e Reprolatina (Soluções Inovadoras em Saúde Sexual e Reprodutiva). O Projeto Escola Sem Homofobia também possui parceria do Governo Federal. 

O resultado dessa pesquisa - o Kit Escola Sem Homofobia com os respectivos vídeos  Probabilidade, Encontrando Bianca e Torpedo  - foi avalizado pelo Conselho Federal de Psicologia, pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura), pela UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas em HIV / AIDS), entre outras entidades nacionais e internacionais.


Como resposta a suspensão das gravações, o presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) enviou uma carta aberta a Dilma Rousseff. No texto, Toni Reis reafirma as conquistas do movimento no mandato da presidente mas também relembra a suspensão do kit anti-homofobia, que foi realizada sem a consulta dos Ministérios envolvidos, inclusive o próprio Conselho Nacional LGBT, e/ou demais pessoas diretamente envolvidas com o assunto. "Não queremos 'propaganda' da nossa 'orientação' sexual e nem da nossa identidade de gênero. Nunca pedimos isso. Todo mundo sabe que somos lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Essa carta é uma reivindicação baseada nos compromissos afirmados por seu governo e nas garantias fundamentais da Constituição Federal", declara Toni Reis.

De acordo com site G1, O Ministério da Educação pretende refazer o kit do projeto “Escola sem Homofobia” e distribuir  para professores de turmas de ensino médio em mais de 6 mil escolas ainda neste ano.

E você, o que acha sobre a proposta kit sem homofobia? Você concorda, ou não, com a declaração da presidente Dilma Rousseff?

Nenhum comentário:

Postar um comentário