sexta-feira, 3 de junho de 2011

Cine Pinkpoka: Mutação Sexual como Tabu

Ola a todos, em primeiro lugar, gostaria de expressar minha gratidão em relação ao carinho que tenho recebido dos leitores e amigos, desde que fui vitima daquela pavorosa agressão heteroterrorista.

Já estou melhorando, em breve, novidades. Bola pra frente.

A seguir apresento um documentario interessantíssimo (meu preferido na verdade) sobre um tema que aqinda é pouco debatido no meio LGBT: a mudança de sexo e gênero.

Este video, produzido pela National Geografic Latina, mostra varios tipos de experiências corporais, alem de apresentar os principais e acalorados debates entre os especialistas, desfocando da esfera, (na minha opinião dogmática) das ciências naturais, das ciências "psi" e da saúde. Ou seja, algumas das falas do filme são desconhecidas do grande publico.

E o mais importante, a obra trata de questões que chamaríamos de "travestilidade" e "transexualidade" indo para muito além das ideias em voga sobre "medicalização" e "identidade", mostra tais experiências pela entrada do que eu chamaria de "corporalidades" o uso dos corpos para a botenção de prazer e satisfação.

Para mim, o que mais marca no filme é a fala da bióloga Brigitte Baptiste, que realça sua tese de que a origem do fenomeno não é biológica e sim, socio-cultural. Interessante comparar sua visão com o relato da Designer Paula e com a experiência d@s muches mexicanas.

Assistir filmes sobre esta temática é sempre uma experiência nova e construtiva. Aproveitem



Infelizmente, por uma questão de espaço, opto por não postar todas as partes do filme aqui, mas o restante pode-se encontrar nos links abaixo:

Parte 2- Parte 3- Parte 4- Parte 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário